Nada mais frustrante do que chegar ao final do mês e ver que todo esforço atribuído sobre as vendas não foi suficiente para fechar as contas no azul. Mas afinal, qual a quantia mínima que preciso vender para não ter prejuízo no período?
O ponto de equilíbrio financeiro tem várias ramificações e nomenclaturas, dentre elas existem a contábil, financeira, econômica entre outras, porém todas elas têm algo em comum, ou seja, informar com segurança a quantidade e valores necessários para equiparar os gastos e receitas no mês.
Em primeiro momento, para chegar ao ponto de equilíbrio financeiro você precisa saber a sua margem de contribuição, caso não saiba, leia nosso artigo aqui.
Agora você precisa relacionar todos os gastos fixos no mês como: Aluguel, salários, manutenção, água, energia, telefone, internet, mensalidades, material uso/consumo entre outros. Para ficar mais claro, vamos continuar com o exemplo da loja de vestuário utilizada no artigo da margem de contribuição.
Imagine que a loja tenha vendido no mês apenas um tipo produto sendo 10 peças de vestidos para eventos, veja como ficou a estrutura:
A pergunta é: Quantos vestidos a loja precisa vender para não ter prejuízo?
Vamos lá, acompanhe o raciocínio.
Sabendo que a loja vendeu 10 vestidos, logo o preço médio unitário de cada vestido é de R$ 500, correto! Nesse cenário, sabendo que sua margem de contribuição é de 40%, basta você dividir o total de custos fixos pela margem de contribuição, veja como fica:
Com esse cenário a loja precisará vender 15 vestidos ao preço de R$ 500 para igualar as despesas no mês.
É muito importante que você empresário mantenha um acompanhamento com frequência da sua estrutura de gastos alinhada com essa ferramenta, com isso você tem a segurança necessária para manter as contas no azul e inclusive projetar futuros investimentos.